Sobre o curso
O Curso de Aperfeiçoamento em Nutrição e Adubação Racional de Culturas de Lavoura tem como proposta propiciar conhecimentos ampliados sobre as diferentes técnicas de diagnóstico da avaliação das necessidades nutricionais das principais culturas de lavoura, diagnosticar a disponibilidade de nutrientes no solo através do conhecimento das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e realizar a adubação racional, através da mais diferentes formas (correção do solo, adubação no sistema, na semeadura, via sementes ou via foliar).
Possibilita a interação dos fundamentos da ciência do solo e a nutrição das culturas, com a aplicação de práticas modernas de adubação, permitindo a busca de altos rendimentos, a melhoria da qualidade dos grãos colhidos, a melhoria ambiental e o aumento da rentabilidade.
Para proporcionar essa interação, o Curso tem em seu corpo docente, professores mestres e doutores, altamente qualificados e inseridos nos principais programas de pós-graduação no Brasil, o que confere a estes uma vasta experiência acadêmica e atuação profissional (teórica e prática) de reconhecido valor.

Informações adicionais
Objetivo
Capacitar profissionais da agronomia, ao nível de aperfeiçoamento, que atuam ou venham a atuar nas diversas áreas do cultivo de culturas de lavoura (inverno e verão), para o diagnóstico do estado nutricional, determinação das exigências nutricionais, disponibilidade de nutrientes no solo e a adubação racional, através da aplicação das modernas tecnologias para aumento da produtividade de forma rentável e sustentável.
Público-alvo: O curso destina-se a profissionais graduados em agronomia e áreas afins.
Carga horária: 180 horas
Duração do curso: 10 meses - 10 módulos
Periodicidade: Aulas semanais
Aulas: Terça-feiras das 18h às 22h30
Metodologia do curso: Aulas teóricas, utilizando métodos expositivos e interativos - Atividades complementares
Início: 16 de março de 2021
Investimento:
Consulte pelo WhatsApp (54) 99672-2356
Conteúdo programático
Temática/ementas, corpo docente e carga horária
Disponibilidade de nutrientes no solo. Absorção, transporte e redistribuição de nutrientes na planta. Principais funções dos macros e micronutrientes. Extração e exportação de nutrientes. Diagnóstico de deficiências nutricionais. Relação entre a nutrição de plantas e os fatores ambientais, produtividade e qualidade dos grãos.
Professor: Prof. Dr. Elmar Luiz Floss – Instituto INCIA – Passo Fundo – RS
Datas: 16, 23, 30 de março e 06 de abril de 2021
Manejo do solo para altos rendimentos (textura, estrutura do solo); principais propriedades físicas do solo (permeabilidade, aeração e retenção de água) e propriedades químicas (pH, CTC, soma de bases, saturação de bases) e nas propriedades biológicas do solo; planejamento da produção de palha visando a sustentabilidade do sistema plantio direto; manejo do solo visando a melhoria das propriedades físicas e químicas do solo. Causas da compactação dos solos. Descompactação mecânica e biológica do solo.
Professor: Prof. Dr. Telmo Jorge Carneiro Amado – UFSM – Santa Maria – RS
Datas: 13, 20, 27 de abril e 04 de maio de 2021
Definições; importância econômica das principais culturas; adubação no sistema de produção; viabilização do sistema plantio direto na palha; adubos verdes e coberturas verdes; sucessões culturais; planejamento cultural sob ponto de vista da viabilidade técnica e econômica; integração lavoura-pecuária; implicações do sistema de produção agrícola na fertilidade do solo e nutrição das culturas.
Professor: Prof. Dr. Elmar Luiz Floss – Instituto Incia – Passo Fundo – RS
Datas: 11, 18, 25 de maio e 01 de junho de 2021
Introdução. A matéria orgânica e a sustentabilidade do Sistema Plantio direto (SPD). Dinâmica da matéria orgânica no solo (MOS). Efeito da MOS nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Uso de culturas melhoradoras das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Manejo de palhada das culturas (amonificação e imobilização).
Professor: Prof. Dr. Clever Briedis – UEPG – Ponta Grossa – PR
Datas: 08, 15, 22 e 29 de junho de 2021
Importância da formação de perfil de solo no rendimento das culturas; calagem; gessagem; adubação química e orgânica; permeabilidade do solo; fatores que influem no crescimento de raízes.
Professor: Prof. Dr. Eduardo F. Caires – UEPG – Ponta Grossa – PR
Datas: 06, 13, 20 e 27 de julho de 2021
Importância da formação de perfil de solo no rendimento das culturas; calagem; gessagem; adubação química e orgânica; permeabilidade do solo; fatores que influem no crescimento de raízes.
Professor: Prof. Dr. Eduardo F. Caires – UEPG – Ponta Grossa – PR
Datas: 06, 13, 20 e 27 de julho de 2021
Introdução; determinação da adubação racional; características de fertilizantes diferenciados; adubação de correção, manutenção e reposição; adubação no sistema; adubação na linha de semeadura e cobertura; adubação via semente.
Professor: Prof. Dr. Volnei Pauletti – UFPR – Curitiba – PR
Datas: 31 de agosto, 14, 21 e 28 de setembro de 2021
Importância e conceituação; equipamentos modernos e seu uso na agricultura (GPS, computador de bordo, dosadores eletrônicos, dentre outros); Amostragem georeferenciada; interpretação de mapas de fertilidade e de colheita. Adubação a taxas variadas; Estudos de caso.
Professor: Prof. Dr. Antonio Santi – UFSM – Frederico Wesphalen-RS
Datas: 05, 19, 26 de outubro e 09 de novembro de 2021
Importância; oportunidades/necessidades (diagnóstico de deficiências); absorção foliar; transporte e redistribuição; uso de coadjuvantes e quelatos sintéticos e naturais; tecnologia de aplicação de adubos foliares; influência de fatores ambientais na adubação foliar; influência de fatores morfológicos e fisiológicos das culturas.
Professor: Prof. Dr. Tadeu Inoue – Universidade Estadual de Maringá – Maringá-PR
Datas: 16, 23, 30 de novembro e 07 de dezembro de 2021
Introdução. Interação dos fatores genéticos, ambientais (solo e clima), manejo e fisiológicos. Nutrição da soja, milho e trigo. Ecofisiologia da produção da soja, milho e trigo. Influência da água na nutrição das culturas. Fenologia e a formação dos componentes de rendimento (produção econômica). Manejo para estreses hídricos. Uso de bioreguladores nas culturas de lavoura.
Professor: Prof. Dr. Elmar Luiz Floss – Instituto INCIA – Passo Fundo – RS
Datas:14, 21 de dezembro, 04 e 11 de janeiro de 2022
*Observação: poderá haver eventual troca de algum docente ou módulo em função de agenda dos mesmos, sem alteração de datas.